Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

KHALIJI/ KHALEEJI – MODERNO

KHALIJI
É uma dança encantadora, alegre, e envolvente cheia de charme. O estilo dançado atualmente no Brasil é bem diferente do que realmente é dançado nos Países do Golfo. Os passos são diferentes, assim como a "ginga" e o "sentimento".
"Essa dança vem da região do Golfo Pérsico (Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes, Iêmen, Iraque, e geograficamente o Irã). Khalijy é o termo árabe para ‘golfo’. Essa dança é também conhecida nos Emirados como raks na'ashat, para distinguir a dança feminina das várias masculinas. No Kuwait é também chamada de Samra/Samri. Ela é dançada na Arábia Saudita, motivo pelo qual é conhecida como Saudi. É às vezes chamada de dança do cabelo, pois ele é usado longo e solto, sendo jogado de um lado para o outro, em círculos e em oitos. No oriente, é chamada DANÇA DOS DESERTOS, já que os nômades são os dançarinos tradicionais.  A ênfase dos movimentos é no trabalho delicado do pé e do torso, além dos gestos de mãos. Há uma batida básica com o pé e variações de movimentos com o thobe (túnica) e com as mãos. O resultado é muito alegre e bonito. O ritmo usado para essa dança é o característico Soudi. A roupa é um thobe largo e comprido (thobe nashal), com bordados e enfeites... . Ele pode ser usado sobre uma roupa normal de dança do ventre."
Obs: trecho tirado de vários sites da internet.
O trabalho dos pés nesta dança é muito importante. Os movimentos essênciais que caracterizam esta modalidade são: as torções e movimentos com as mãos, cabeça e quadril, que ao contrário do que muitos pensam, o quadril também faz parte desta linda e maravilhosa dança. Em apresentações tradicionais usa-se o vestido de Khaleege, porém, shows em restaurantes não existe a necessidade de usá-los.

Em tempos modernos...
Khaliji é uma definição de origem dos países do Golfo Pérsico.Homens e mulheres nascidos no Golfo, são reconhecidos como khalijis.
O Khaliji além ser uma dança folclórica é uma dança popular.
Homens e mulheres dançam Khaliji; mas a dança para mulheres é restrita às festas particulares.Isso devido aos costumes e tradições.
Hoje em dia existem diversos vídeos de khaliji na TV, mostrandos tanto a dança masculina como a feminina. Claro que a feminina sempre é mais limitada. Assistir á apresentações de grupos de Khaliji nas ruas de Dubai hoje em dia é normal, mas somente homens se apresentam.São acompanhados por uma banda tradicional , e nestas apresentações costumam exibir um espetáculo com bastões e armas. Faz parte da tradição e costume local. É normal estarem em casamentos, festas tradicionais em lugares diversos em meio ao público. É forma de demonstrar aos turistas suas tradições.
Lembre-se de que essa dança parece "imitar os movimentos do camelo". O gingado se mantém por toda a dança em todos os movimentos.
Uma dança hipnótica, envolvente porém discreta .
O quadril faz movimentos ora delicados, ora marcados em movimentos contínuos.
Cabelos longos em países khalijis são como jóias. Em festas de mulheres khaliji, elas desfilam seus longos cabelos como um prêmio.
Assim como movimentos de cabeça fazem parte desta dança envolvente. Cabelos em movimentos contínuos de oitos e redondos.
Os movimentos em geral são leves, e com muita variação de passos. Movimentos tradicionais e batas ( vestidos) são usados para apresentações em teatros e festas tradicionais, onde movimentos de cabeça são muito usados.
O khaliji moderno nada mais é do que o khaliji tradicional dançado de forma livre e envolvente. Como todas as danças, exige técnica e delicadeza, mas o principal e ter sentimento. Sentir a música, os ritmos e melodias.Voar e viajar !!!
Contribuição: Anara Zapella

Nenhum comentário:

Postar um comentário