Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dança do candelabro

Dança na qual a bailarina usa um candelabro sobre a cabeça. Recomenda-se que haja um véu sobre a cabeça, embaixo do candelabro.

O candelabro pode ter de 7 a 14 velas, dependendo da preferência. Quanto menor o número de velas, menor o candelabro, e mais delicado.

Seu nome egípcio é Raks El Shamadan e sua provável origem é grega ou judaica.

É uma dança antiga que fazia parte das celebrações egípcias de casamento, nascimento e aniversários, como ainda o é em muitos países árabes.

Assim, é comum que uma bailarina entre como em um cortejo à frente dos noivos, dançando com o candelabro. Desta maneira ela procura iluminar o caminho do casal, como uma forma de trazer felicidade para ele. É uma dança que serve para celebrar a vida e a união entre as pessoas.

Não tem traje ou ritmo específico, mas geralmente dança-se ao som do ritmo Zaffe ou na versão mais lenta do Malfuf.

De qualquer forma é importante que a música seja lenta, pelo menos na maior parte do tempo, pois com o candelabro não é possível realizar muita variedade de movimentos rápidos.

É uma dança que requer mais movimentos delicados e sinuosos, além de bastante equilíbrio.

By http://www.centraldancadoventre.com.br

2 comentários:

  1. Sobre a origem da dança do candelabro, ela surgiu no Egito, com o costume de a família da noiva levar a mesma, junto com toda a sua mobília, para a casa da família do marido no dia do casamento, pelas ruas da cidade, na forma de um cortejo com música e dança. A frente desse cortejo ia uma dançarina com candelabro na cabeça que dançava e tocava snuj no ritmo da zaffa. É uma dança que faz parte do estilo balady e se dança com snujs tocando o ritmo. Pode ser dançada no ritmo zaffa (no caso de ser em um casamento) ou falahy (existe um dvd do Ahlan wa Sahlan onde a Dandrash dança a dança do candelabro em ritmo falahy). Temos visto no Brasil várias performances com ritmos lentos, mas que não tem nada a ver com sua origem folclórica, contudo, não deixam de ter sua beleza. Espero que tenha ajudado a esclarecer alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Ok, usei esse texto numa nova postagem, obrigado!

    ResponderExcluir